PROJETO DE TECNOLOGIA
1 TEMA E JUSTIFICATIVA
Busca-se através deste planejamento, oportunizar à criança a construção dos móveis na casa do Zé através da exploração. Com isso, permitir a criança aguçar e se interessar cada vez mais pela construção dos móveis utilizando sucatas. Através da interação as crianças irão construir os móveis. Vão participar desta construção crianças na faixa etária de 04 a 05 anos de idade.
A idéia de abordar a história dos móveis é, proporcionar condições para o crescimento integral, cujo eixo de orientação e aprendizagem seja seu desenvolvimento, respeitando-a, colaborando para a construção dos móveis do Zé. Incentivar a partir de um processo lúdico, o espírito investigador e pesquisador. Proporcionar o desenvolvimento do raciocínio e permitir à criança descobrir e elaborar hipóteses, oferecendo oportunidades onde o ambiente lúdico envolva criativamente a criança no processo educativo, valorizando o trabalho cooperativo, possibilitando a divisão de responsabilidades e funções, para que as crianças atuem desta forma também na sociedade. A idéia é promover a ampliação das experiências e dos conhecimentos infantis, estimulando o interesse da criança. Nosso planejamento tem como centro a construção do conhecimento, sobre no qual vamos usar todos nossos recursos, informações e criatividade. Contribuindo para as crianças aprender a aprender.
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo geral
· Visar a sociabilização entre as crianças, fazendo com que vivenciem situações de colaboração, trabalho em equipe e respeito.
· Mediar a construção do conhecimento, fazendo com que a criança classifique , ordene, estruture, resolva pequenos problemas e inclusive sinta-se motivada a ultrapassar seus próprios limites.
1.2.2 Objetivo específico
· Oportunizar momentos lúdicos, através de brincadeiras, para que a criança desenvolva o conhecimento de forma mais significativa e criativa;
· Explorar a oralidade e letramento;
· Desenvolver a coordenação motora ampla e fina
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 ORIGEM DOS MÓVEIS
A história dos móveis caminha em paralelo com a história da cultura através dos tempos.
Em épocas de grande avanço tecnológico tal como na Roma Antiga, houve grande avanço em designs e construção de mobílias finas. Em tempos de estagnação do nível cultural, tal como na Idade Média, a mobília era muito grosseira, ou até nem existia.
A cama é a peça mais antiga de mobília, ela foi criada pelos Egípcios em 1500 AC. Ela se parecia com a de hoje, no entanto não havia colchão.
A mobília continuou se desenvolvendo ao longo da histórica transição da Grécia Antiga para Roma, mas todo o processo parou pôr um tempo com a queda do Império Romano.
Os chineses consideram o período Ming como o melhor período em termos de desenvolvimento de mobílias.
Na Europa , o período posterior a Idade Media produziu muitos desenvolvimentos em mobílias .Entretanto um padrão surgiu e foi mantido pelo século 18 adentro. Ou seja , aqueles que podiam pagar , tinham mobílias bem desenhadas e decoradas , enquanto a grande maioria possuía móveis grosseiros que nem mesmo mereciam ser chamado de mobília. No começo do século 15 ,na Holanda foi introduzido à decoração portas e gavetas almofadadas.
Na Renascença Italiana , nos primórdios anos do século 12, gradualmente ocorreu uma completa mudança nas mobílias da Europa com o propósito de tornar independente cada peça de mobília quanto a sua forma.
O reinado de Elizabeth I na Inglaterra lançou a moda em que se agregou à mobília o item conforto, a qual se espalhou por toda a Europa.
Foi nesse período , também, que se teve uma crescente melhoria na qualidade da mobília, com início de atividades “coorporativas “ de trabalho (organizações como sindicatos).
O século 17trouxe o estilo Barroco ‘a Europa Ocidental , sua principal abordagem era a relação da superfície de uma peça de mobília com a peça toda .Antes disso , diferentes superfícies nunca foram consideradas.
O ano de 1720 é um ano importante para o Mogno , pois foi neste ano que aconteceu a primeira importação de Mogno pela Inglaterra , e aos poucos , o Mogno substituiu a Nogueira como a madeira favorita. Desse ponto em diante , os estilos mudaram rapidamente em relação a história geral da mobília . No entanto , as peças básicas e as técnicas de construção permanecem até hoje , o que se altera é a tendência e o designs em sintonia com a época e com o tempo.
2.2 ESPAÇOS LÚDICOS
Na infância a criança faz uso de um repertório cada vez mais rico de símbolos, signos, imagens, conceito, etc., para mediar sua relação com a realidade e o mundo social. A principal característica do pensamento infantil nessa faixa etária é o sincretismo, onde fantasia e realidade são intercambiáveis.
A criança desde que nasce é um ser ativo. Possui um repertório de condutas ou reflexos inatos que lhe permite interagir com seu meio e experimentar as primeiras aprendizagens, que consistem nas adaptações que faz a nova condição de vida.
Devemos considerar no desenvolvimento da criança o tempo, o espaço, a comunicação, as práticas culturais, a imaginação e a fantasia, a curiosidade e a experimentação. O tempo é vital quando falamos sobre o desenvolvimento da criança. O espaço é muito importante para a criança, pois muitos das aprendizagens que ela realizará em seus primeiro anos de vida estão ligados aos espaços disponíveis ou acessíveis.
Cuidar e educar quer exprimir que tanto na creche quanto na pré-escola a criança tem a necessidade e direito de ser cuidada e educada. O cuidado da criança parte da sua educação. Em outras palavras, não pode haver educação de crianças pequenas sem o cuidado de seu corpo, sua alimentação, sua saúde, sua higiene, seu crescimento e seu desenvolvimento motor, físico e psicológico. Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação respeito e confiança, e o acesso pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.
Portanto um ambiente estimulante para a criança é aquele em que ela se sente segura e ao mesmo tempo desafiada, onde ela sinta o prazer de pertencer a aquele ambiente e se identifique com o mesmo e principalmente um ambiente em que ela possa estabelecer relações entre os pares. Um ambiente que permite que o educador perceba a maneira como a criança transpõe a sua realidade, seus anseios, suas fantasias.
Os ambientes devem ser planejados de forma a satisfazer as necessidades da criança,
isto é, tudo deverá estar acessível à criança, desde objetos pessoais como também os brinquedos, pois só assim o desenvolvimento ocorrerá de forma a possibilitar sua autonomia, bem como sua socialização dentro das suas singularidades.
Personalizar o ambiente é muito importante para a construção da identidade pessoal da criança, tornar a criança competente é desenvolver nela a autonomia e a independência. Ao oferecer um ambiente rico e variado se estimulam os sentidos e os sentidos são essenciais no desenvolvimento do ser humano. A sensação de segurança e confiança é indispensável visto que mexe com o aspecto emocional da criança. Oportunizando as crianças de interagirem e em certos momentos que desejarem ficarem sozinhas brincando. David & Weinstein citados por Carvalho e Rubiano (2001, p.109) afirmam que:
Todos os ambientes construídos para crianças deveriam atender cinco funções relativas ao desenvolvimento infantil, no sentido de promover: identidade pessoal, desenvolvimento de competência, oportunidades para crescimento, sensação de segurança e confiança, bem como oportunidades para contato social e privacidade.
Ao brincar a criança expressa seus anseios, sua maneira de como está percebendo o mundo que a cerca e principalmente está vivendo a sua infância. Tem também suas necessidades satisfeitas que são: adquirir novos conhecimentos, habilidades, pensamentos e entendimentos coerentes e lógicos. Reconhecendo-se em um meio e como parte do mesmo, ela cria sua própria brincadeira interagindo com todos que a rodeiam. Temos aí então a importância de se oferecer um espaço povoado de objetos disponíveis e acessíveis à criança.
Brincando nos espaços com seus brinquedos e objetos variados e escolhendo o espaço que deseja brincar e com quem deseja brincar, é uma atividade enriquecedora visto que, as trocas de saberes que ocorrerão naturalmente através das diversas linguagens sejam elas:oral, corporal, gestual, musical retratando a realidade de cada um. A criança ao agir com fantasia é estimulada a usar de criatividade, usando como parâmetro o seu mundo infantil.
Espaço torna-se importante a ser pensado e previsto na rotina. Exerce influencia no comportamento das pessoas no meio que estão inseridos, facilitando as atividades ou inibindo outras,influenciando a interação entre as crianças, possibilitando ou não a sua autonomia, em escolher as atividades que deseja realizar.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
1º Dia
Tema: Móveis da casa do Zé
Duração: 45minutos
Objetivo: Promover a socialização através da conversação.
Desenvolvimento:
Na área de lazer, faremos uma roda com as crianças e questionaremos sobre as seguintes perguntas: O que são móveis? Que tipo de móveis existe em sua casa?
Através das respostas, relataremos uma breve história sobre os móveis, como são feitos, tipos existentes e onde são vendidos.
Pediremos as crianças que tragam sucatas de casa.
Recursos:
Sucatas em geral; cola,tesoura,estilete,durex,barbante,cola colorida papel kraft, giz de cera, guache,fita crepe e outros.
2º Dia
Tema: : Móveis da casa do Zé
Duração: 45 minutos
Objetivo: proporcionar momentos gostosos, em que todos desfrutem do prazer em ouvir músicas;
Desenvolvimento: Iniciaremos com a brincadeira a “ dança da cadeira “ utilizando músicas do CD Canções Antigas do Palavra Cantada. Aproveitando o projeto, cujo o nome “Reciclando para a Vida”, continuaremos separando os materiais necessários na construção dos móveis da casa do Zé.
Recursos:
Sucatas em geral; cola,tesoura,estilete,durex,barbante,cola colorida papel kraft, giz de cera, guache,fita crepe e outros.
3º Dia
Tema: Móveis da Casa do Zé
Duração: 45 minutos
Objetivo: estimulando a criatividade da construção dos móveis.
Desenvolvimento: Iniciaremos conversando sobre a construção dos móveis de sucatas.Começaremos a construção dos móveis.
Em seguida faremos um circuito utilizando bancos, cadeiras e mesas com equipes de torcidas segurando balões coloridos.
Recursos: bancos, cadeiras, mesas e balões.
4º Dia
Tema: Móveis da Casa do Zé
Duração: 45 minutos
Objetivo: Estimular a percepção visual nas crianças.
Desenvolvimento:Levaremos as crianças na sala de arte, registrando esse momento através de fotos ,em seguida iremos até a casa do Zé ,exploraremos o ambiente e junto com as crianças iniciaremos a disposição dos móveis deixando-as expor livremente.
Recursos: maquina fotográfica.
5º Dia
Tema: : Móveis da casa do Zé
Duração: 45 minutos
Objetivo: proporcionar momentos gostosos para que haja socialização no grupo.
Desenvolvimento:para finalizarmos esta semana faremos com as crianças a festa de inauguração dos móveis da casa do Zé, e juntos tomaremos café com um delicioso bolo, cantando e dançando, que para entrar na casa do Zé tem que bater o pé.
Recursos:
Balões, pratos e talheres descartáveis, bandeirinhas, bolo, cd,
Culminância:
Confraternização de toda instituição, inaugurando os móveis na casa do Zé.
terça-feira, 26 de junho de 2007
Assinar:
Postagens (Atom)